Anglo Bauru e o sucesso da parceria Anglo

O Anglo possui 70 anos de tradição e sua semente foi plantada pelo educador português Professor Guerreiro, ainda no século 19, com o Ginásio Anglo-Latino. A escola fundada por ele existiu até a década de 50. Primeiro sistema de ensino do mundo, o Anglo acumula resultados ao longo dos anos devido a busca constante por inovações pedagógicas e recursos que atendam às novas demandas das escolas.  

Essa constante busca por inovação levou o Anglo a reunir os materiais didáticos e serviços disponibilizados aos parceiros em uma completa plataforma tecnológica, que potencializa a prática de sala de aula e o desempenho pedagógico das escolas. O Colégio Anglo Bauru é a prova do sucesso das escolas parceiras do Sistema Anglo de Ensino. Confira! 

Evolução de alunado 

O sucesso de uma campanha de matrículas está diretamente associado ao progresso pedagógico e aos resultados. O Colégio Anglo Bauru viu um crescimento significativo de seu alunado utilizando de maneira otimizada e sistematizada os recursos do Sistema Anglo. O resultado foi uma evolução do resultado pedagógico e melhora nos resultados de aprovação nos principais exames. Consequentemente, a escola obteve visibilidade no cenário educacional do município e das cidades do entorno.  

A assessoria pedagógica ofereceu apoio em diversas frentes, com ações envolvendo captação de alunos com o apoio de marketing educacional, oferecido pela parceira do Sistema Anglo EMME, além de ajustes na gestão e no corpo docente da escola. Implementando uma cultura de feedback qualitativo e quantitativo oferecido aos professores e coordenadores pedagógicos, a eficiência das atividades foi ampliada. Além disso, foram implementadas: 

Investimento em marketing digital e impresso das campanhas de matrícula e também na divulgação de ações e projetos executados com os alunos; 

Fidelização do alunado atual, por meio de práticas que tornam evidente para o aluno as vantagens de estudar em uma escola do Sistema Anglo, que utiliza todos os recursos e ferramentas disponibilizadas pela SOMOS. 

Evolução Pedagógica do Anglo Bauru 

A evolução pedagógica da escola deu-se com um plano de desenvolvimento articulado em várias frentes de trabalho, desde a orientação ao corpo docente para a exploração dos materiais didáticos do Anglo até ações envolvendo diretamente o trabalho com os alunos. Podemos citar, de maneira macro, alguns pontos de destaque desse plano: 

Por meio da parceria com o time de Assessoria Pedagógica do Anglo, cada gestor tinha uma rotina de analisar minuciosamente os dados gerados pelas provas ofertadas pelo Sistema de Ensino. A posse desses dados garantiu que metas pedagógicas fossem traçadas para evoluir em cada um dos segmentos, e um trabalho individual com cada professor foi realizado pelas coordenações pedagógicas.  

Para o Ensino Médio, as análises dos gráficos de resultados dos simulados SOMOS ENEM foram fundamentais para a definição e execução de um plano de superação das áreas que mais apresentavam defasagem nas provas.  

“Sem esses dados ficaríamos no escuro e os alunos perderiam muito tempo com assuntos que já teriam a proficiência necessária para realizar o exame. Saímos da 8ª (em 2016) para a 1ª (em 2020) posição do ranking ENEM das escolas particulares de Bauru.” – Andre Ricardo Cola (Gerente Comercial da SOMOS Educação e ex-Diretor do Anglo Bauru)

Os dados gerados pelas Provas Anglo, realizadas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, constituem importante ferramenta para monitoramento e gestão do trabalho docente. Os coordenadores utilizavam muito essas informações para atuarem junto aos professores, no sentido de agir pedagogicamente para superar os quadros de dificuldades detectados por meio das provas. 

Segundo Andre:

“Implantar os projetos já prototipados pelo Curso Anglo, como o serviço de atendimento psicológico e o grupo de alunos de alta performance, nos colocou em uma posição de destaque nas aprovações de Bauru e toda região. Atualmente, somos referência em aprovações e, automaticamente, isso reflete muito na capitação de novos alunos para o Colégio”. 

Sistema Anglo e soluções complementares 

A utilização de todas as ferramentas do Sistema Anglo aliadas a algumas soluções complementares da SOMOS permite com que a escola explore esses recursos para promover a evolução pedagógica dos alunos. Esse ponto é fundamental para fortalecer a marca. Esse fator, por consequência, contribuiu substancialmente para a relação de confiança que as famílias estabeleceram com o Anglo Bauru. 

Os recursos do Plurall criam um cenário muito favorável para explorar o material impresso e/ou digital ofertado pela escola, além de ser a própria escola do aluno disponível todos os dias, em todos os horários e em qualquer lugar;  

O Líder em Mim fortalece o vínculo da família com a escola, além de promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos;  

O PV Anglo coroa todo trabalho, viabilizando aprovações de qualidade e em quantidade muito superior aos concorrentes. A soma de todos esses recursos tornou o Anglo Bauru uma escola de referência e reconhecida pela comunidade bauruense. 

A plataforma Plurall e seus impactos 

O Plurall promoveu grande contribuição por se tratar de uma plataforma que oferece recursos facilitadores para o aluno e para o professor. Uma vez que alunos e professores conseguiram perceber os ganhos que tiveram com a implantação da plataforma, a adesão foi amplamente difundida. “Com isso, conseguimos monitorar a realização de tarefas no seguimento de Ensino Médio, um desafio histórico para todos as escolas. Resolvemos, ainda, a questão dos plantões de dúvidas, antes feitos em horários muito reduzidos, em dias fixados no horário da semana” afirma Andre.  

Com o Plurall, o aluno tem plantão de dúvidas a qualquer momento, estando em qualquer lugar. Além disso, é possível disponibilizar algo mais para aqueles alunos que querem ir além do que a escola exige. Por conta desses recursos, diversos controles da operação pedagógica (antes feitos manualmente) foram transformados em um simples processo de geração de relatórios do Plurall, o que impactou a vida de alunos, professores e gestores da escola. 

Learning Book e a relação com as famílias 

A pandemia de COVID-19 tornou ainda mais claro para as famílias que a tecnologia é um importante recurso para a aprendizagem. Isso porque ela evidenciou que os dispositivos são ferramentas que viabilizam a aprendizagem em qualquer espaço físico, seja ele na escola ou em casa. Com o lançamento do Learning Book no Anglo Bauru, os pais viram a praticidade de contarem com um dispositivo exclusivamente destinado à vida escolar de seus filhos. Utilizar os recursos do Plurall e de metodologias ativas de aprendizagem por meio de um Chromebook projetado para isso, tornou o projeto ainda mais relevante.  

Sem contar que as famílias que estavam em regime de trabalho home office viram no Learning Book a possibilidade de não precisarem compartilhar seus equipamentos de informática com os filhos. Além dessa disponibilidade, algumas famílias relataram a segurança dos filhos em utilizar um dispositivo como o que foi ofertado. 

O Anglo Learning Book busca conectar alunos e professores por meio de uma plataforma com Conteúdo Pedagógico totalmente digital. A solução se baseia no impacto da plataforma educacional Plurall, que se tornou a maior ferramenta utilizada pelas escolas no Brasil durante o regime remoto. E para ter o Anglo na sua escola é muito simples: solicite uma conversa com um de nossos especialistas e veja como o Anglo pode revolucionar a sua escola também.

Leve o Anglo
para a sua escola

Seja uma escola parceira